A sanitização de ambientes, que também é chamada de desinfecção, é um conjunto de processos de sanitização que se complementam e promovem a redução da carga microbiológica, ou seja, da ‘quantidade’ de micro-organismos como bactérias, vírus e fungos e também de ácaros presentes nos ambientes.
Trata-se de um trabalho que combate bactérias, ácaros e fungos. Artigos de limpeza comuns, como vassouras e detergentes, não são eficazes para eliminar essas ameaças invisíveis, então é preciso recorrer a equipamentos especiais de sanitização.
Para que serve a sanitização de ambientes?
A sanitização combate a disseminação de alergias e doenças respiratórias, como bronquite, asma, rinites e resfriados, dentre outros desconfortos provocados por ácaros, fungos e bactérias.
Ainda, esse procedimento contribui na conservação de alimentos e objetos. Sem mofo ou bactérias para deteriorar os materiais, mantém-se a vida útil dos produtos por mais tempo.
A sanitização ajuda no combate ao coronavírus (COVID-19)! O produto que utilizamos para a sanitização de ambientes está indicado pelo Ministério da Saúde e ANVISA para o controle do Coronavírus. Relatórios da Agência de Proteção Ambiental dos EUA mostram, inclusive, que o controle do vírus acontece em 10 minutos após o contato com a substância utilizada.
Como a sanitização é realizada?
A substância sanitizante é aplicada por uma equipe de especialistas, sendo que a única exigência é o isolamento do local pelo período em que durar o serviço e por 30 min após o término da aplicação. Os profissionais usam aparelhos de alta tecnologia e equipamentos de proteção individual adequados.
Não molha documentos, não causa danos à aparelhos elétricos, o cheiro é super leve, quase imperceptível.
Onde podemos fazer a sanitização?
Qualquer residência ou estabelecimento comercial pode recorrer à sanitização de ambientes, escritórios, lojas, hotéis, pousadas, motéis e até mesmo veículos de passageiros Entretanto, recomenda-se esse trabalho, especialmente, para endereços com grande circulação de pessoas como em clínicas, consultórios e hospitais também merecem atenção especial. Os pacientes carregam vírus e bactérias da rua. Portanto, a qualidade da limpeza é a chave para a prevenção e o combate a infecções.
Existe durabilidade da sanitização?
A aplicação tem por objetivo matar fungos, bactérias e vírus que já estão no ambiente, mas infelizmente não existe ainda no mercado com autorização de aplicação pela vigilância sanitária produtos que tenham ação residual de garantia após a aplicação.